Janete S. Mobley
Atualmente cada vez com maior freqüência nos deparamos com crianças com alguma dificuldade no aprendizado escolar.
As causas variam desde transtornos neurológicos como o TDAH ou Síndromes que afetam o desenvolvimento infantil como a S. de Down, como também crianças que já não tem tempo de brincar, correr, pular, pintar e rasgar papel, atividades psicomotoras tão necessárias para o desenvolvimento normal de qualquer criança.
Na minha experiência tenho como fundamental a integração do trabalho clínico com família, escola e outros profissionais envolvido no processo de reabilitação (ou habilitação) da criança.
Muitas dessas crianças estão inseridas no sistema de Inclusão tão difundido nos dias de hoje e portanto o relacionamento estreito com professores, coordenadores pedagógicos torna-se extremamente vital para o sucesso do tratamento como um todo.
Nesse contato com a escola cabe ao T.O. desenvolver e orientar as adaptações para facilitar o acesso da criança ao uso de computadores e/ou outras mídias. Adequação de mesas e cadeiras, de objetos como lápis e canetas para melhor preensão desses utensílios, etc.
No atendimento individual no consultório utilizamos atividades psicomotoras, estimulação cognitiva, terapia da Integração Sensorial, novamente as brincadeiras e os brinquedos como meios de estimular e desenvolver habilidades.
Atualmente cada vez com maior freqüência nos deparamos com crianças com alguma dificuldade no aprendizado escolar.
As causas variam desde transtornos neurológicos como o TDAH ou Síndromes que afetam o desenvolvimento infantil como a S. de Down, como também crianças que já não tem tempo de brincar, correr, pular, pintar e rasgar papel, atividades psicomotoras tão necessárias para o desenvolvimento normal de qualquer criança.
Na minha experiência tenho como fundamental a integração do trabalho clínico com família, escola e outros profissionais envolvido no processo de reabilitação (ou habilitação) da criança.
Muitas dessas crianças estão inseridas no sistema de Inclusão tão difundido nos dias de hoje e portanto o relacionamento estreito com professores, coordenadores pedagógicos torna-se extremamente vital para o sucesso do tratamento como um todo.
Nesse contato com a escola cabe ao T.O. desenvolver e orientar as adaptações para facilitar o acesso da criança ao uso de computadores e/ou outras mídias. Adequação de mesas e cadeiras, de objetos como lápis e canetas para melhor preensão desses utensílios, etc.
No atendimento individual no consultório utilizamos atividades psicomotoras, estimulação cognitiva, terapia da Integração Sensorial, novamente as brincadeiras e os brinquedos como meios de estimular e desenvolver habilidades.
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