quinta-feira, 16 de junho de 2011

Atividades Escolares

Janete S. Mobley

Atualmente cada vez com maior freqüência nos deparamos com crianças com alguma dificuldade no aprendizado escolar.

As causas variam desde transtornos neurológicos como o TDAH ou Síndromes que afetam o desenvolvimento infantil como a S. de Down, como também crianças que já não tem tempo de brincar, correr, pular, pintar e rasgar papel, atividades psicomotoras tão necessárias para o desenvolvimento normal de qualquer criança.

Na minha experiência tenho como fundamental a integração do trabalho clínico com família, escola e outros profissionais envolvido no processo de reabilitação (ou habilitação) da criança.

Muitas dessas crianças estão inseridas no sistema de Inclusão tão difundido nos dias de hoje e portanto o relacionamento estreito com professores, coordenadores pedagógicos torna-se extremamente vital para o sucesso do tratamento como um todo.

Nesse contato com a escola cabe ao T.O. desenvolver e orientar as adaptações para facilitar o acesso da criança ao uso de computadores e/ou outras mídias. Adequação de mesas e cadeiras, de objetos como lápis e canetas para melhor preensão desses utensílios, etc.

No atendimento individual no consultório utilizamos atividades psicomotoras, estimulação cognitiva, terapia da Integração Sensorial, novamente as brincadeiras e os brinquedos como meios de estimular e desenvolver habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário