Janete S. Mobley
No consultório recebemos crianças com diferentes patologias, disfunções ou algum tipo de dificuldade.
Toda atividade de que dispomos e utilizamos como recurso terapêutico, oferecem estímulos que chegam necessariamente ao cérebro através dos sentidos, resultando no que conhecemos como atividade cerebral.
Os estímulos externos atingem o cérebro através dos conhecidos cinco sentidos, audição, visão, olfato, tato e paladar.
Mas temos mais um sentido a propriocepção, um sentido que a maioria de nós desconhece. Propriocepção é a consciência da posição do corpo. É o sentido que faz com que nosso cérebro desenvolva um mapa interno do corpo e assim realizamos atividades sem precisar acompanhar visualmente o tempo todo.
É esse sentido que nos ajuda a:
- manter uma posição adequada na cadeira;
- segurar utensílios como uma colher, garfo e faca ou mesmo uma caneta;
- calcular a pressão que devo usar para segurar um lápis, sem quebrá-lo ou para apertar um tubo de cola dosando a quantidade que preciso;
- perceber meu corpo no espaço e também em relação aos outros objetos e assim se locomover sem esbarrar ou derrubar as coisas;
- calcular com que força atiro num alvo como por exemplo uma bola no cesto, ou a bola no jogo de queimada.
Enfim, falamos sobre estímulos, sentidos e cérebro para dizer que o brincar e a brincadeiras oferecem estímulos que chegam ao cérebro através dos sentidos, promovendo o aprendizado.
O Terapeuta Ocupacional diante da disfunção apresentada pela criança analisa qual brinquedo ou brincadeira (leia-se atividade) deverá aplicar na sessão de terapia com o objetivo de desenvolver as habilidades motoras, perceptivas, sensoriais e cognitivas desejadas.
No consultório recebemos crianças com diferentes patologias, disfunções ou algum tipo de dificuldade.
Toda atividade de que dispomos e utilizamos como recurso terapêutico, oferecem estímulos que chegam necessariamente ao cérebro através dos sentidos, resultando no que conhecemos como atividade cerebral.
Os estímulos externos atingem o cérebro através dos conhecidos cinco sentidos, audição, visão, olfato, tato e paladar.
Mas temos mais um sentido a propriocepção, um sentido que a maioria de nós desconhece. Propriocepção é a consciência da posição do corpo. É o sentido que faz com que nosso cérebro desenvolva um mapa interno do corpo e assim realizamos atividades sem precisar acompanhar visualmente o tempo todo.
É esse sentido que nos ajuda a:
- manter uma posição adequada na cadeira;
- segurar utensílios como uma colher, garfo e faca ou mesmo uma caneta;
- calcular a pressão que devo usar para segurar um lápis, sem quebrá-lo ou para apertar um tubo de cola dosando a quantidade que preciso;
- perceber meu corpo no espaço e também em relação aos outros objetos e assim se locomover sem esbarrar ou derrubar as coisas;
- calcular com que força atiro num alvo como por exemplo uma bola no cesto, ou a bola no jogo de queimada.
Enfim, falamos sobre estímulos, sentidos e cérebro para dizer que o brincar e a brincadeiras oferecem estímulos que chegam ao cérebro através dos sentidos, promovendo o aprendizado.
O Terapeuta Ocupacional diante da disfunção apresentada pela criança analisa qual brinquedo ou brincadeira (leia-se atividade) deverá aplicar na sessão de terapia com o objetivo de desenvolver as habilidades motoras, perceptivas, sensoriais e cognitivas desejadas.
O Terapeuta Ocupacional diante da disfunção apresentada pela criança analisa qual brinquedo ou brincadeira (leia-se atividade) deverá aplicar na sessão de terapia com o objetivo de desenvolver as habilidades motoras, perceptivas, sensoriais e cognitivas desejadas.
Esse sistema é ativado através de atividades como:
PUXAR/EMPURRAR/PULAR/SUSTENTAR/CARREGAR/TOCAR/APERTAR- Deixe a criança ajudar a carregar as compras, carregar o cesto de roupas sujas, levar o lixo para fora, arrancar o mato do jardim, abrir e fechar potes e latas;
- Peça para a criança fechar os olhos e sentir onde estão suas pernas e braços. Peça para ela assumir diferentes posições no espaço ex: rolar, cruzar os braços,tocar o olho direito com a mão esquerda;
- Brincar com massa de modelar ou argila, fazendo e modelando objetos, letras e números;
- Usar esponja vegetal durante o banho, colocar pressão massageando pernas, braços, tronco e pescoço, pés e mãos.
Através dessas sugestões você poderá criar outras atividades com estas características proprioceptivas e usa-las de forma lúdica e divertida com a criança.
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