quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

A PRESENÇA PRECOCE DA TECNOLOGIA NA VIDA DAS CRIANÇAS

Sabemos como é difícil e complicado controlar o acesso aos smartphones e tablets no cotidiano de nossas crianças.
Porém, ao se deparar com os graves prejuízos causados pelo uso precoce dessas ferramentas, úteis para a vida adulta, você poderá, uma vez consciente, se motivar e criar estratégias para lidar com essa questão.
Alguns aspectos já estudados e comprovado cientificamente por dois grandes institutos, Sociedade Canadense de Pediatria e Sociedade e Academia Americana de Pediatria apontam uma lista volumosa de perigos, como:

1-Problemas no desenvolvimento cerebral (Uso de eletrônicos provoca diminuição do córtex cerebral, ou seja envelhecimento cerebral precoce)

2- Obesidade ( pela troca de atividades físicas saudáveis por sedentarismo e más posturas)

3-Problemas relacionado ao sono (a falta do sono noturno gera problemas de crescimento)

4-Problemas emocionais (depressão infantil, ansiedade,autismo, transtorno bipolar,psicose e comportamentos problemáticos como agressividade)

5- Demência digital ( aumento do deficit de atenção, concentração e memória)

Como Terapeuta Ocupacional gostaria de alertar para uma outra questão de suma importância no desenvolvimento das crianças até 12 anos. Estou me referindo ao:

NÃO  DESENVOLVIMENTO OU MESMO PERDA DAS HABILIDADES MOTORAS E FUNCIONAIS. (Globais ou especificas)

Na minha prática profissional encontro muitas crianças com 8,9, 10 anos de idade e que não sabem  pegar corretamente no lápis e caneta, não sabem usar a tesoura, não usam os talheres á mesa, não sobem, não pulam, não penteiam os próprios cabelos, não descascam uma fruta ou mesmo sabem organizar seus brinquedos e roupas. Enfim, crianças desfuncionais, dependentes nos afazeres da vida diária pois não aprenderam, não praticaram atividades que as preparassem para todas essas funcionalidades! Mas no videogame são "feras!!!

Assim o consultório fica cheio de crianças com toda ordem de problemas escolares, desde os cognitivos,emocionais até os de ordem motoras.

A Terapia Ocupacional através de atividades previamente analisadas e planejadas aborda com sucesso esses déficits, atendendo semanalmente essa criança e corrigindo posturas, hábitos, criando uma rotina saudável ou outra abordagem que se fizer necessária.
Mas a prevenção desses males é fundamental pois evitaria muitos dissabores e sofrimentos para essa criança que, sozinha não sabem fazer as escolhas apropriadas para seu desenvolvimento.
Essa é uma tarefa de pais, avós e professores, no dia a dia. Ou de um Terapeuta capacitado se os prejuízos já estiverem estabelecidos!

Sempre é tempo de se conscientizar e agir!

Boa sorte!

Fontes: Huffington Post Daily Mail Pediatrics AAP  PBS Teen Drug Rehabs
(c) TecMundo


Janete S. Mobley- Terapeuta Ocupacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário